12/07/2024

Cybergame do Hackers do Bem destaca talentos em cibersegurança no 25º WRNP

Cybergame do Hackers do Bem destaca talentos em cibersegurança no 25º WRNP

No dia 20 de maio, no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, aconteceu o primeiro Cybergame do Programa Hackers do Bem. Organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio técnico da RUSTCON e do CAIS/RNP e o patrocínio do Google, o evento contou com 700 inscritos e teve como objetivo testar e aprimorar os conhecimentos em cibersegurança dos competidores.

O Cybergame integrou o 25º Workshop RNP (WRNP) e o 42º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e, para participar da premiação, era necessário estar inscrito em um dos eventos. A competição foi estruturada como um quiz online, no qual os participantes precisavam responder o maior número possível de perguntas corretamente no menor tempo. Com cinco questionários de 20 perguntas cada, o desafio abordou temas como OWASP, Engenharia Social, DevSec, Técnicas de Defesa e Segurança de Redes.

A competição teve início às 9h e encerrou-se às 17h30. No palco principal do WRNP e com transmissão ao vivo para os inscritos online, foi anunciado o ranking preliminar com os 15 classificados, a serem confirmados após a análise de conformidade com as regras da competição. Os 15 melhores colocados foram premiados com gift cards, patrocinados pelo Google, com valores variando de R$200,00 a R$1.500,00, de acordo com a posição no ranking.

Dos três primeiros colocados do Cybergame, duas foram mulheres. O primeiro lugar ficou com Marcia Gabrielle Bonifácio de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima, o segundo com Thales Frazão Leite, da Universidade Federal de Itajubá e o terceiro com Suerlene Kézia Medeiros de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A ganhadora Marcia Gabrielle relatou que participar do primeiro Cybergame do Hackers do Bem foi uma experiência maravilhosa. Ela já havia participado anteriormente de um dos eventos do programa, o primeiro Capture the Flag, que aconteceu em março deste ano, e conta que se identificou mais com o formato de quiz do Cybergame, em que ela pôde utilizar seus conhecimentos teóricos. 

“Neste quiz, focado na teoria, me senti mais confortável. Quando comecei o desafio, demorei um pouco para entender como funcionava. Mas depois que peguei o jeito, fluiu bem, mesmo pelo celular. Como estou me aprofundando mais no mundo da cibersegurança, eventos como esse são essenciais para desenvolver habilidades e destacar a importância desse campo. Estou muito feliz por ter alcançado o primeiro lugar e agradeço a oportunidade de participar”, contou. 

O Cybergame é parte do programa Hackers do Bem, iniciativa realizada em parceria pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), SOFTEX, SENAI SP e RNP, que oferece capacitação gratuita em cibersegurança, independentemente do nível de experiência.